Debatendo #7 - Como você prefere seus livros?

Saudações literárias, leitores e leitoras!
O assunto de hoje é um tema que vem sendo discutido desde que os e-books ganharam espaço entre os leitores de todo o mundo.

E-BOOK X LIVROS FÍSICOS
Quando as pessoas me perguntam qual dos dois formatos eu prefiro, eu respondo de imediato que tenho preferência pelo livro físico. Mas preciso "confessar" que gosto dos e-books também.
Sinto que existe um certo receio por muitos leitores de lerem ou começarem a ler virtualmente. Mas precisamos entender e ampliar nossas visões sobre as vantagens e desvantagens de cada formato para que possamos tirar nossas conclusões.

Livros físicos
- Vantagens: se você já lê há algum tempo sabe muito bem de tudo que eu vou falar agora. As vantagens dos livros físicos sao, em sua maioria, sentimentais. É difícil encontrar palavras para descrever o que sentimos ao ganhar/comprar um livro; quanto tempo ficamos olhando para a capa e julgando o quão linda/sem graça ela é; o quão bom é o cheiro das páginas de cada livro e perceber que o tipo de folha usada é diferente apenas pelo cheiro dela e, é claro, como o livro fica perfeito na estante. Não existe nada mais satisfatório do que folhear e sentir o livro na sua mão (<3).
- Desvantagens: apesar do enorme amor que eles nos trazem, podem apresentar certas desvantagens e que podem influenciar no gosto de cada pessoa. Alguns livros são grandes para serem levados nas bolsas ou até na mão e se você é aquele tipo de pessoa obcecado por limpeza vai sofrer muito tentando proteger seu livro fora de casa, porque a probabilidade dele cair, sujar, pegar poeira ou rasgar é muito grande.

E-Books
- Vantagens: desde que a tecnologia surgiu e começou a "invadir" o nosso universo literário, a leitura digital cresceu e aos poucos vai conquistando muitas pessoas. Mas por quê? Uma das grandes vantagens é que podemos levar muitos livros guardados no celular/Kobo/tablet/computador sem carregar um peso exagerado quando precisarmos sair ou quando queremos levar alguns livros para viajar. Se a sua preocupação é que caia e quebre, existem capinhas para muitos aparelhos e readers e que são vendidos por preços muito bons em alguns sites. Além disso tudo, em alguns casos os livros digitais possuem um preço um pouco abaixo do que os livros físicos (mesmo sendo no Brasil, onde os livros são caros).
- Desvantagens: lá vem o sentimentalismo de novo! Infelizmente, ainda não inventaram um aparelho que simule o cheiro ou a textura de um livro e que passe para o formato digital. E apesar dos aplicativos/readers poderem ser configurados para que isso não aconteça, algumas pessoas reclamam que depois de um tempo cansam de ler por causa do brilho.

Apresentados os defeitos e qualidades, devemos sempre tentar nos adaptar ao que nos é oferecido no mundo dos livros. Necessitamos de deixar o preconceito de lado e tentar ler de formas diferentes, mesmo amando os livros físicos. Com certeza existem e  existirão pessoas que vão continuar a ler apenas de um jeito, mas nunca permitirão que a leitura saia de suas vidas.
E vocês? Tem alguma preferência? Deixem nos comentários e até a próxima!

Nathy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário