Resenha #10 - Coração de Tinta

Saudações literárias, leitores e leitoras!


Mais uma vez vou fazer resenha de um livro da Cia. Das Letras e um dos meus livros mais perfeitos e maravilhosos da minha estante! (<3): Coração de Tinta.

Editora Cia. Das Letras
456 páginas
Sinopse: "Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu."

Como a sinopse do livro já nos mostra, trata-se de um enredo excelente e uma história muito envolvente. Todos os leitores e amantes dos livros deveriam incluir essa obra na sua lista. Ganhei o meu exemplar em 2009, porém como eu ainda não era adepta a realizar leituras muito longas fui adiando o começo... Mas sabe quando você tem um livro com uma capa linda e que te chama cada vez mais para você abri-lo e dar uma chance de vez? Era essa minha relação com "Coração de Tinta". E quantas foram minhas surpresas ao virar cada página! Essa obra é um exemplo encantador de uma escrita muito bem feita, com seres fantásticos e terras distantes, além de sempre exaltar o poder das palavras no nosso cotidino (mesmo que puxando para o lado da fantasia). Cada capítulo se inicia com um trecho de um livro clássico ou mundialmente famoso que resume as ações do mesmo capítulo, o que torna-o muito rico (parabéns a editora que realizou um trabalho de diagramação e edição fenomenal!). Cornelia Funke ganhou meu coração de leitora com essa obra. Infelizmente, eu ainda não tive a oportunidade de ler as continuações dele (Sangue de Tinta e Morte de Tinta), mas espero muito para completar essa trilogia.


Sobre o filme... Ai, gente. Me desculpe, mas se você leu o livro primeiro e depois viu o filme, com certeza concorda comigo: deixou a desejar! As cenas poderiam ter sido muito mais bem feitas e o livro é mil vezes melhor. Digo isso porque eu vi o filme primeiro e mesmo assim, achei fraco e sem graça. Talvez isso tenha contribuído para que a leitura do livro fosse adiada (erro meu =S). Além disso, a capa do livro com a versão do poster do filme é estranha... A original é muito mais bonita: vermelha, com as letras iniciais de capítulos dos livros fantásticos e personagens que aparecem no decorrer da narrativa. Mas, apesar do filme ter sido uma decepção, não pense duas vezes antes de comprar ou pedir de presente (\o/) esse encanto de livro. 




Nathy

Nenhum comentário:

Postar um comentário