Debatendo #4 - Você conhece os livros?

Saudações literárias, leitores e leitoras!

O assunto de hoje poderá ajudar a muitos leitores iniciantes ou até mesmo aqueles que já leem há um bom tempo e quando vão ver os vídeos de críticas de um livro simplesmente ficam "boiando" no momento em que a pessoa começa a falar de "lombada, corte, dobra, folha de rosto"... 

  • A CAPA 
         Além de apresentar algum dado sobre o conteúdo do livro, a capa dele sempre será o mecanismo que fará você se interessar. Afinal de contas, nós leitores não levamos o ditado "não julgue um livro pela capa" para a realidade, não é mesmo? Muitas vezes a história é perfeita, mas a capa é angustiante. Enfim... A estrutura da capa se dá pelo seguinte:


        É importante lembrar que nem todos os livros irão possuir orelhas (aliás, tome muito cuidado com elas porque se você marca onde parou a leitura com elas, é bem capaz que ela dobre e amasse), como por exemplo "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

  • MIOLO
       Não, você não leu errado. Miolo. Não o miolo do pão, mas o do livro. Essa é a parte onde se encontra realmente o conteúdo e as páginas do seu filho livro. Lembrando como a Anna que já fez um post sobre essas maravilhas, não leia com as mãos sujas... Elas irão deixar marcas.



  • TIPOS DE PAPEIS
      Sabe quando discutimos com alguma outra pessoa que gosta de ler sobre a cor do papel? "Eu prefiro ler aquele com páginas amareladas porque cansam menos a vista/Eu prefiro páginas brancas porque elas chamam mais atenção e me mantém mais atento ao livro". Então, na verdade esses papeis possuem nomes e as gráficas classificam os tons e os nomes da seguinte forma:

    
      OFFSET: papel branco PÓLEN: papel amarelado
      
     Alguns livros possuem no verso da última página o tipo de papel que foi utilizado. Em "Cidades de Papel" do John Green por exemplo, na última folha está contido que foi utilizado papel Pólen Soft. O Danilo do canal Cabine Literária fez um ótimo vídeo explicando detalhadamente a diferença entre cada um.

  • TIPOS DE LOMBADA

     Os tipos de lombada/livros que mais conhecemos são as seguintes:


    Brochura é de formato bem comum, com a lombada lisa e quadrada. Já o grampo é mais utilizado para revistas porque possuem poucas páginas (nostalgia Turma da Mônica). A capa dura... a tão amada capa dura e que quase nenhum livro aqui no Brasil possui </3. E por último, o formato digital que está ganhando cada vez mais espaço devido a tecnologia (apesar de eu continuar preferindo o livro físico... Mas esse é um tema para os próximos posts).


Foi isso, gente. Espero que vocês tenham aprendido um pouquinho sobre a estrutura de um livro e que agora não precisem ficar com medo de pagar um mico na hora que estiver comentando sobre eles com outra pessoa. Se vocês conhecem alguma outra informação/curiosidade sobre os livros, deixem nos comentários. Até a próxima!

Nathy

Nenhum comentário:

Postar um comentário