Homenagem #1 João Ubaldo Ribeiro

Saudações literárias, leitores e leitoras!

Vamos fazer um post sobre as obras e a vida dos nossos escritores que faleceram durante esse mês de Julho, e nada melhor do que começar falando sobre João Ubaldo Ribeiro.

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro, nasceu na Ilha de Itaparica, Bahia, no dia 23 de junho de 1941. Desde criança, João Ubaldo já devorava os livros, sempre dedicado ao estudo, prestava ao pai diariamente as contas dos livros lidos, sendo algumas vezes solicitado a resumir ou a traduzir a história. Logo depois Ubaldo começa a trabalhar no Jornal da Bahia em 1957, algum tempo depois seria transferido para a Tribuna da Bahia. Em 1963 escreve seu primeiro romance , " Setembro não faz sentido", titulo que substituiu o original (A Semana da Pátria)
Editora  Objetiva


Em 1969 João Ubaldo se casa com Mônica Maria, historiadora, que lhe deu duas filhas: Emília e Manuela. Mas o casamento acabou em 1978. Em 1971 lança, pela Editora Civilização Brasileira, o romance "Sargento Getúlio", merecedor do Prêmio Jabuti pela Câmara Brasileira do Livro. O livro é inspirado principalmente num episódio ocorrido na infância de  João Ubaldo.

Editora Civilização Brasileira
Publica, em 1974, o livro de contos "Vencecavalo e o outro povo" com o titulo inicial "A Guerra dos Pananaguás", pela Artenova.



Editora Nova Fronteira

Em 1978, o livro Sargento Getúlio é lançado nos Estados Unidos, muito bem recepcionado pelo país. Em 1980, marca seu terceiro casamento, com a fisioterapeuta Berenice, que lhe dá dois filhos: Francisca e Bento. A família decide ir morar em Lisboa, alguns anos depois voltam para o Brasil e residem no Rio de Janeiro, cidade que João Ubaldo amava, e então ele lança " A Politica". Até hoje esse livro é adotado por várias faculdades.

Editora Objetiva

Lança também " Livro de Histórias" , algum tempo depois lançado com o nome " Já podeis da pátria filhos", uma coletânea de contos.


Editora Objetiva

Em 1988 lança " Sempre aos domingos"
Editora Nova Fronteira


Em 1983 seu livro Sargento Getúlio vira filme, que recebe vários prêmios. " Viva o Povo Brasileiro " é finalmente editado em 1984, que logo inicia a tradução para inglês. Em 1987, "Viva o Povo Brasileiro" é escolhido como samba enredo da escola de samba Império da Tijuca.

Editora Nova Fronteira
Em 1989, lança o livro " O Sorriso do Lagarto", e um ano depois publica o livro "A Vingança de Charles Tiburone".
Editora Nova Fronteira
Editora Nova Fronteira







Em 1991, "O Sorriso do Lagarto" vira mini série por Walter Negrão, estreia na Rede Globo e também seu livro " O Santo que não acreditava em Deus " vira série, estreia também na Rede Globo. No dia 07 de outubro, João Ubaldo é eleito para cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras. Em 1997 João Ubaldo é internado com algumas dores, mas logo depois lança o livro "O Feitiço da Ilha do Pavão"

Editora Nova Fronteira

Em 2000 algumas de suas obras literárias foram traduzidas e publicadas em Paris. Em 2008 João Ubaldo ganhou o Prêmio de Camões: o mais importante da Literatura de Língua Portuguesa.


1941-2014




Em 2014, João Ubaldo teve uma embolia pulmonar na madrugada de sexta-feira, e infelizmente veio a falecer.






Aninha 



Nenhum comentário:

Postar um comentário