Homenagem #3 Ariano Suassuna

Saudações literárias, leitores e leitoras!

Ariano Villar Suassuna nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, no dia 16 de junho de 1927, filho de Cássia Villar e João Suassuna. No ano seguinte seu pai deixou o governo da Paraíba e foi morar no sertão com a família. Em 1942 passou a viver no Recife onde alguns anos depois terminou os estudos secundários e iniciou a Faculdade de Direito , onde conheceu Hermilio Borba Filho. E juntos fundaram O Teatro do Estudante de Pernambuco. Em 1947, escreveu sua primeira peça, Uma Mulher Vestida de Sol.
Editora José Olympo 


Em 1950 se formou em Direito e ganhou o Prêmio Martins Pena pelo Auto de João Cruz, logo depois teve uma doença pulmonar e acabou se mudando para Taperoá.Lá escreveu e montou a peça Torturas de um Coração em 1951.
Editora José Olympo

Em 1956 abandonou a advocacia e se tornou professor da Universidade Federal de Pernambuco. No ano seguinte a peça "O Casamento Suspeitoso", foi em cartaz em São Paulo. Em 1958 foi encenada a peça "O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna". "A Pena da Lei" foi  premiada dez anos depois no Festival Latino Americano de Teatro.




Editora Agir

Editora José Olympo






















No inicio dos anos 60, Ariano interrompeu sua bem sucedida carreira de dramaturgo para se dedicar as aulas de estética na UFPE.  Em 1976 começou a defender sua tese de livre-docência "A Onça Castanha e a Ilha do Brasil: Uma Reflexão sobre a Cultura do Brasil" e se aposenta como professor logo em seguida.
Iniciou em 1970, em Recife, o "Movimento Armorial", interessado no desenvolvimento das formas de expressão populares tradicionais. De 1958 a 1979 dedicou-se a prosa de ficção, publicando o Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue Vai e Volta (1971), Ao Sol da Onça Caetana (1976), classificado por ele como romance armorial-popular brasileiro.

Editora José Olympo
Editora José Olympo


























Em 03 de agosto de 1990 foi convidado a ser ocupante  da Cadeira de nº32 e no dia 09 de agosto foi recebido pelo Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.
Em 23 de julho de 2014 Ariano morreu com um acidente vascular cerebral ( AVC) hemorrágico.







Jornalista Jace Theodoro- Homenagem a Ariano Suassuna ( ASSISTAM)


Aninha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário